Mandala é uma palavra do Sânscrito que significa sagrado, ou circulo mágico. A humanidade sempre usou mandalas, como é o caso do Calendário Maia, os círculos da medicina indígena americana, Stonehenge, as espirais celtas e a Roda da Vida tibetana são todos mandalas.

A mandala simboliza o todo, os ciclos coordenados de tempo e espaço, unindo o céu e a terra, desvendando nosso poder de cura, amor e paz. As hortas mandala se tornaram quase uma marca registrada da Permacultura. É um jardim de círculo dentro de círculos.

A jardinagem em círculos tem vários benefícios: é mais fácil e econômico no uso da água e oferece uma maior área de produção em relação ao espaço ocupado. Simples jardins circulares podem ser criados utilizando temas, como por exemplo: jardins italianos, cheios de manjericão, orégano, tomates, pimentões, pimenta, etc. Ou jardins medicinais, cheios de ervas usadas para tinturas e remédios caseiros. A horta mandala celebra o círculo. O círculo nunca termina e sempre está no princípio.

O uso de padrões na horta não é somente visual. Um bom desenho pode reduzir a manutenção e minimizar os espaços destinados à circulação assim como maior aproveitamento da água.
CONTATO | +55 11 3926-1393 | 99123-4534 | contato@brunocarettoni.com.br | Mapa do site
armani asics diesel gucci louisvuitton michaelkors mizuno nike okley rayban rolex